Equipa de Intervenção Social
Apresentação e objetivos
A Equipa de Intervenção Social ERGUE-TE, criada em 2009, é uma Valência da Instituição Particular de Solidariedade Social Fundação Madre Sacramento, pertencente às Irmãs Adoradoras, com âmbito de intervenção no distrito de Coimbra.
Em 2021, a Equipa passa a chamar-se: MICAELA – Equipa de Intervenção Social.
Missão
Tem por Missão promover a dignificação, o empowerment e a cidadania, através da inserção social e laboral da pessoa em contexto de prostituição, especialmente da mulher, promovendo um novo projeto de vida.
Visão
Pessoas: disponibilizar uma rede solidária de parcerias com vista a um crescimento sustentável e com participação ativa da comunidade na sua resolução.
Colaboradores: ser parte de uma Equipa onde as pessoas são inspiradas para darem o seu melhor.
Comunidade: sensibilizar para as causas da prostituição e para uma participação ativa da comunidade na sua resolução.
Acreditamos numa intervenção social positiva,
centrada nas capacidades e potencialidades de cada pessoa,
que promova mudanças estruturais.
Acreditamos numa intervenção social positiva, centrada nas capacidades e potencialidades de cada pessoa, que promova mudanças estruturais.
Valores
- Acolhemos a pessoa e comprometemo-nos no seu processo de mudança, considerando-a protagonista da sua própria história, olhando-a individualmente, respeitando a sua liberdade e promovendo a sua dignidade;
- Garantimos a confidencialidade, criando relações de proximidade, dotadas de empatia e baseadas na confiança;
- Defendemos os direitos humanos presentes na Declaração Universal;
- Adotamos critérios de gestão e intervenção técnica de qualidade e rigor;
- Promovemos o empreendedorismo que possibilite a inclusão pela igualdade de oportunidades;
- Desenvolvemos estratégias e ações que contribuam para o empowerment, e que possibilitem a autonomia e o exercício pleno da cidadania.
Defendemos uma intervenção social centrada nas capacidades
e potencialidades de cada pessoa.
Lutamos pela igualdade de género e de oportunidades, e pela promoção da mulher.
Defendemos uma intervenção social centrada nas capacidades e potencialidades de cada pessoa. Lutamos pela igualdade de género e de oportunidades, e pela promoção da mulher.
Serviços disponíveis
- Deslocação ao local onde a pessoa exerce a prostituição
- Atendimento e acompanhamento social
- Intervenção em situação de crise e acompanhamento psicológico
- Encaminhamento para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)
- Acesso a material de informação e prevenção de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST)
- Encaminhamento para teste de rastreio de Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH)
- Aconselhamento jurídico
- Formação sociolaboral
- Orientação e apoio na procura ativa de emprego e formação para inserção laboral
- Integração em plataforma intermédia de Integração laboral: Estrutura de Emprego Protegido (EEP)
- Sensibilização da sociedade civil para questões de violência de género e exploração sexual
Uma gama de serviços especializados, concertados e gratuitos,
direcionados para as necessidades da nossa população-alvo
tendo em conta o propósito da Equipa.
Uma gama de serviços especializados, concertados e gratuitos, direcionados para as necessidades da nossa população-alvo tendo em conta o propósito da Equipa.
Espaços de ação
A localização dos espaços de ação da Equipa é estratégica, facilitando o acesso e o conforto, preservando sempre a confidencialidade e possibilitando o desenvolvimento de relações de empatia, confiança e liberdade.
Estamos no Edifício Azul, situado na Baixinha de Coimbra, junto à Loja do Cidadão.
Sede e Gabinete de Atendimento: Fração Z com o gabinete de atendimento/sede da Equipa; Fração AE com a sala polivalente para atividades de grupo, o gabinete de psicologia e o gabinete da direção.
Unidade Móvel para deslocações em todo o distrito de Coimbra, a locais conotados com a prática da prostituição – ruas, estradas, pensões, bares e apartamentos.
Estrutura de Emprego Protegido
A Estrutura de Emprego Protegido (EEP) é uma plataforma intermédia de integração sociolaboral e de formação, que possibilita definir e concretizar um novo projeto de vida. É destinada a mulheres em acompanhamento pela Equipa de Intervenção Social MICAELA que apresentem maiores dificuldades de integração no mercado laboral e se mostrem motivadas para um novo projeto de vida.
A Equipa de Intervenção Social efetiva o acompanhamento psicossocial à mulher, delineando com esta um Plano de Acompanhamento com objetivos e etapas definidas, com vista à integração no mercado laboral. O tempo médio de permanência na EEP é de um ano, até que se reúnam as condições para a sua autonomia e para o exercício pleno da cidadania.
Sem qualquer financiamento externo, a EEP conta com um grupo de voluntárias, que tem possibilitado a concretização dos seus objetivos. De forma a garantir a sua sustentabilidade e continuidade, a Estrutura de Emprego Protegido (EEP) dispõe de uma loja social onde se pode encontrar uma gama variada de produtos com confeção e acabamentos de excelência, onde se privilegia matéria-prima portuguesa – nomeadamente o burel – e de elevada qualidade, sendo alguns dos produtos de marca registada ‘Micaela’ (por alusão à fundadora das Irmãs Adoradoras), com design próprio e que ostentam uma ‘marca de inclusão social no feminino’.
Promovendo uma cultura de participação e responsabilidade social,
a EEP disponibiliza à comunidade serviços e produtos de excelência,
promovendo o empreendedorismo social, a autossustentabilidade e a inclusão.
Promovendo uma cultura de participação e responsabilidade social, a EEP disponibiliza à comunidade serviços e produtos de excelência, promovendo o empreendedorismo social, a autossustentabilidade e a inclusão.